segunda-feira, 29 de junho de 2015

Campanha "Eles Por Elas"

Nos últimos dias, surgiram diversos assuntos dos quais eu gostaria de escrever, mas acabei não tendo tempo. No entanto, não poderia deixar de falar primeiramente, sobre a parceria entre o canal GNT e a ONU Mulheres, que lançou a campanha "Eles Por Elas", a versão brasileira do "He For She", movimento mundial a favor da igualdade de gênero. 

Na última quarta-feira (24), foi realizado um evento em São Paulo, para dar início a campanha, que tem a meta de atingir 100 mil assinaturas de homens brasileiros até o fim do ano. Na "inauguração", os apresentadores Astrid Fontenelle e Marcelo Tas comandaram uma série de bate-papos sobre o assunto. 

O legal dessa iniciativa é a tentativa de mostrar a todos que, a luta por igualdade de gênero não é só das mulheres e não interessa apenas às mulheres, mas aos homens também. Quem fala muito bem sobre isso é a minha querida atriz Emma Watson (ela mesma, a Hermione do Harry Potter!), que vêm impressionando o mundo com sua sensibilidade, inteligência, sensatez e maturidade. Vale MUITO a pena assistir o discurso, que me deixou com lágrimas dos olhos, em que ela fala sobre a campanha e sobre a importância de trazer os homens para essa conversa também. Por favor, assistam aqui! É realmente muito esclarecedor. 




Então, homens - pais, filhos, maridos, namorados, irmãos, todos vocês: saibam que essa luta não é apenas pelas mulheres de suas vidas (o que já seria o suficiente para comover vocês), mas é também por vocês. Cada vez que o papel de pai é menosprezado em relação ao papel de mãe, cada vez que um jovem sofre por não conseguir demostrar seus sentimentos, ou é julgado ser "menos homem" quando chora, cada vez que um homem, para provar que é valente precisa ser agressivo, ele está sofrendo por não ter o benefício da igualdade. O que nós queremos para todo mundo é liberdade, apenas. Os lindos que se sensibilizarem devem assinar aqui. Caso tenham alguma dúvida, lembrem-se de se perguntar: "Se não eu, quem? Se não agora, quando?"

Enquanto isso, nos Estados Unidos, só para registrar mais uma atitude inspiradora, a diva Meryl Streep que, além de uma atriz talentosíssima é também uma grande defensora dos direitos das mulheres e da igualdade de gênero, na última terça-feira (23), enviou uma carta a cada membro do Congresso Americano, para lembrar que a Constituição do país ainda não inclui a emenda de direitos iguais para homens e mulheres. 

Vejam que lindas as palavras de Meryl: "Escrevo para fazer com que vocês voltem a sua atenção para a igualdade -- por suas filhas, mãe, irmãs, esposas ou a si mesmo, apoiando ativamente a Emenda (...) Uma nova geração de mulheres está falando sobre igualdade – igualdade de salário, igualdade de proteção contra abusos e igualdade de direitos – e estou escrevendo para pedir que vocês lutem por isto – pelas suas mães, filhas, irmãs, esposas, e por vocês mesmos -, apoiando a Emenda de Igualdade de Direitos”. É ou não é para morrer de amores pela recordista do Oscar?! 

Bom, o fato é que desde que eu comecei a me informar sobre o feminismo (palavra que assusta muita gente - a maioria que não faz ideia do seu real significado), não consigo ficar se quer um dia sem refletir sobre isso e pensar na importância da igualdade para o mundo. Lutar por igualdade deve ser um exercício diário. É o meu e deve ser o de todo mundo! 

"Se não eu, quem? Se não agora, quando?"  



Nenhum comentário:

Postar um comentário