quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Novas histórias, novos caminhos! (Antíprincesas)

Começar um texto com "na minha época" quando se tem 23 anos, pode parecer meio bizarro, mas a verdade é que felizmente as novas gerações já têm novas histórias para contar, porque mesmo que "pouco tempo" tenha se passado, as coisas estão mudando, devagar e sempre, mas estão.

Na minha época, as meninas praticamente só tinham acesso a histórias de princesas, a Branca de Neve, a Cinderela, a Bela e a Fera, a Ariel, a Jasmine e muitas outras fizeram parte da minha infância. Eu não posso dizer que isso tenha sido ruim, era maravilhoso sonhar com o Castelo e o príncipe encantado, mas será que essas histórias se encaixam em nossas vidas? 

Não me entendam mal, sou super a favor do mundo lúdico e da fantasia, seja para crianças ou adultos, mas também penso que as nossas meninas podem ser representadas por mulheres mais reais (sem deixar a magia de lado). 

Vocês já perceberam que todas essas histórias das princesas da Disney giram em torno do príncipe encantado? Acho que fomos induzidas a buscar o homem perfeito que não existe e a acreditar que nossas vidas só teriam o final feliz quando ele chegasse e nos desse aquele beijo dos contos de fadas, mas será mesmo que nossas vidas tem que girar, ou mesmo giram, em torno dos homens? 

NÃO! O amor é lindo, mas temos tantos outros interesses, tantas outras histórias para contar. Além disso, quem aí já assistiu uma animação cujo o personagem principal é masculino e passa a história inteira em busca da princesa, para só assim ter o final feliz? Acho que só nós fomos induzidas a esses pensamentos ao longo de toda a nossa infância.

Mas, porém, contudo, todavia... As coisas estão mudando! 

A prova disso é a nova coleção de livros "Antíprincesas" lançada pela editora argentina "Chirimbote". No lugar da tradicional princesa a espera do príncipe encantado, a coleção dá espaço para uma menina mexicana que, depois de sofrer um acidente que a deixou de cama, começou a pintar lindos quadros! 

Também tem a história da chilena que, aos nove anos, aprendeu a tocar violão e encantou o mundo! (Uhul!)

Já está achando isso lindo? Então agora chore com a informação de que esses dois primeiros lançamentos foram os livros "Frida Kahlo" e "Violeta Parra", sim, a pintora mexicana e a cantora e compositora chilena, respectivamente.


Foto: reprodução/ Facebook Chirimbote


Foto: reprodução/ Facebook Chirimbote


O próximo livro já tem tema escalado, ele irá contar a história da Juana Azurduy, uma militar boliviana de origem indígena que lutou pela independência da América Espanhola. 

Não é inspirador contar essas histórias para as nossas crianças e mostrar para elas que têm muitas mulheres cheias de garra que nos representam muito mais do que as princesas? Eu estou encantada! 













Nenhum comentário:

Postar um comentário