terça-feira, 7 de abril de 2015

Licença Paternidade

Você sabia que, na Suécia, os pais podem tirar até um ano de licença paternidade? Por lá funciona assim, a licença é de 480 dias para o casal, sendo que cada um é obrigado a tirar pelo menos 60 dias, e o restante dividir como quiser. 

O fotógrafo Johan Bavman se interessou pelo assunto e, resolveu retratar a rotina dos pais que escolheram passar um ano inteiro cuidando de seus filhos. De acordo com o fotógrafo, seu objetivo é de entender "a razão pela qual eles querem ficar em casa com as crianças e o que esperam aprender com isso". 

As declarações dos pais que encararam um ano todo com os filhos, afirmam o sucesso da experiência. Eles dizem que fortaleceram os laços com as crianças e se sentem agradecidos por essa oportunidade. Leia a matéria clicando aqui! 

Essa iniciativa é a prova de que a afinidade da mãe com os filhos, que alguns dizem ser maior do que a do pai, não é algo "natural", mas sim construído com dedicação, tempo e convívio. Além disso, mostra que o feminismo beneficia não apenas a mulher, mas o homem também, pois todos os pais que participaram ativamente e intensamente da criação dos pequenos se sentiram privilegiados por ter esse direito. 

É importante lembrar também, que uma das razões pela discriminação da mulher no mercado do trabalho e de seus salários ainda serem mais baixos do que os dos homens, é a interrupção de sua carreira para ter filhos. A probabilidade de uma mulher engravidar e ter que se afastar do trabalho é um fator eliminatório para algumas empresas, na hora da contratação. E, o tempo dedicado a licença maternidade, que significa um longo período longe do mercado de trabalho, faz com que as mulheres retomem a vida profissional mais velhas, com menos experiência do que um homem que tem a sua mesma idade e consequentemente menos capazes de conseguir sucesso profissional equivalente ao do gênero oposto. 

Com a possibilidade da licença para cuidar dos filhos assegurada na Suécia, é possível que o casal entre em um consenso, para decidir quem tem mais possibilidade de tirar um tempo do trabalho. Isso gera benefício para o relacionamento entre os dois, que se tornam mais cúmplices pelo companheirismo e também, para os filhos. 

Vejam as fotos dos "super pais"... 


Johan Ekengård, 38, desenvolvedor de produtos: “Ganhei confiança como pai, consegui entender melhor minha parceira e criei laços mais fortes com meus filhos.”


Urban North, 32, consultor de infraestrutura: “Minha mulher e eu tentamos ser o mais igual possível em nossa vida diária.”


Loui Kuhlau, 28, artista: “Se eu não tivesse a oportunidade de ficar em casa com nosso filho por quase um ano, eu provavelmente não teria o conhecido tão bem e entendido suas necessidades.”


Samad Kohigoltapeh, 32, engenheiro civil: “Acho que é importante para os filhos terem a presença do pai desde cedo em suas vidas.”



Ola Larsson, 41, comprador: “É uma verdadeira dádiva poder criar laços emocionais tão fortes com os filhos.”



Tjeerd van Waijenburg, 34, desenvolvedor de produtos: Fui encorajado no trabalho a tirar licença-paternidade, o que foi bom. É uma pena que pais de outros países não tenham essa vantagem como na Suécia.”

Andreas Bergström, 39, oficial de justiça: “Meus filhos confiam tanto em mim quanto na mãe. Saber que posso confortá-los é algo importante para mim.

Göran Sevelin, 27, estudante: “Ao ficar em casa, tenho mais tempo para me conectar com minha filha e isso é muito importante para nosso futuro juntos.”

Marcus Pranter, 29, comerciante de vinhos: “Minha parceira e eu somos igualmente responsáveis por colocar nosso filho no mundo, então dividimos a responsabilidade de criá-lo.”

Martin Gagner, 35, administrador: “Sinto culpa por não ter ficado em casa com a Matilda (primeira filha) tanto quanto agora com o Valdemar (caçula). Tenho medo que isso enfraqueça nossa relação no futuro.”
Informações: https://razoesparaacreditar.com/ser/fotografo-mostra-a-rotina-de-pais-suecos-que-tiraram-um-ano-de-licenca-paternidade/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário